terça-feira, 30 de junho de 2009

Origens do Cavalo


Espécie: Cavalo; Nome científico: Equus caballus

O cavalo é um mamífero herbívoro perissodactylo que pertence à família dos Equidae. Esta família consta em três grupos diferentes: as zebras, originarias de África, os burros que normalmente habitam na Ásia e os cavalos propriamente ditos.

Os primeiros exemplares de cavalos apareceram nas planícies africanas, aproximadamente à quatro milhões de anos atrás. Há a teoria de que o Homem e o cavalo foram evoluindo paralelamente, em para evitar predadores comuns. Durante milhares de anos, o cavalo foi mais uma presa para o Homem pré-histórico. A sua velocidade de galope não facilitava a sua caça, ainda mais com os métodos rudimentares daqueles tempos, mas mais tarde, por meio de emboscadas, conseguiu-se caçar alguns exemplares.

Origens dos cavalos

Existem dados de um possível perigo de extinção, quando os humanos conseguiram ser predadores dos cavalos, mas a agricultura facilitou a integração e a cooperação de ambas espécies para o bem comum. O cavalo é um dos animais domésticos mais belos e foi o que contribuiu mais para a evolução do Homem, fazendo-lhe a vida mais fácil. Outro dado a destacar é que as suas origens contavam com quatro dedos nas patas dianteiras e três nas das traseiras, mas a sua evolução fez com que ele ficasse apenas com um dedo em cada pata.

No papel do cavalo na Espanha, ele teve muita importância pela aparição do burro como animal doméstico e de carga. Existem provas que os cavalos foram domesticados à cinco ou seis mil anos. Os primeiros que domesticaram o cavalo foram as tribos nómadas, à medida que viajavam pelas distintas regiões. A civilização romana também foi uma das que deu mais importância à criação de cavalos, e em especial de mulas, muito úteis para o transporte de mercadorias daquela época.