segunda-feira, 22 de junho de 2009

CEFTOCIDIN mastite aguda (Lab Fundación)



Antibiótico tópico intramamário para tratamento de mastite, durante o período de lactação. Está indicado em todas aquelas infecções provocadas por germes sensíveis que contaminam a glândula mamária.

- Indicações: Uso em vacas.

- Fórmula: Cada 100 ml contém:


Cefalexina monohidrato ......................................................................................... 2 g
Neomicina Sulfato ................................................................................................. 2 g
Prednisolona .......................................................................................................0.1 g
Excipiente oleoso q.s.p ....................................................................................100 ml

A- O componente principal, a Cefalexina, é uma cefalosporina de amplo espectro, que apresenta como características fundamentais:
1- A maior taxa de biodisponibilidade de todos os antibióticos, dentro da glândula mamária, devido a sua baixa união com as proteínas do leite e ao seu grande poder de penetração-absorção, chegando em altas concentrações ao foco infeccioso.
2- É um antibiótico bactericida, altamente eficaz contra a maioria dos patógenos da glândula mamária: estafilococos, coliformes e em especial contra as cepas frequentemente resistentes às penicilinas naturais e sintéticas (ampicilina, cloxacilina).
3- Se trata de um antibiótico que não cria resistência facilmente.
B- Neomicina sulfato: exerce um efeito sinérgico e aumenta o espectro de ação da cefalexina sobre microorganismos Gram.
C- A prednisolona é o único antiinflamatório com eficácia comprovada na redução da resposta inflamatória e a proliferação do tecido de cicatrização na glândula mamária. Por isso sua adição, evita a perda de tecido produtor de leite.