sexta-feira, 19 de junho de 2009

Acepromazina


ACEPROMAZINA injetável

USO VETERINÁRIO
Produto Importado

"ACEPROMAZINA injetável" apresenta uma fórmula estável, de um derivado alifático da fenotiazina. É talvez, um dos mais potentes derivados fenotiazínicos e, como tal, pertence a um grupo conhecido de tranquilizantes veterinários. Entre suas ações farmacológicas, destaca-se a de tranquilizante neuroléptico. Nos animais tratados observa-se um estado de quietude, com diminuição da atividade motora espontânea, pequenas doses que não induzem ao sono, diminuem a agressividade, ansiedade e a excitação, permitindo um fácil manejo dos animais. Reconhece-se nas drogas fenotiazínicas, um acentuado efeito ansiolítico, que pode prolongar-se até 3 dias. Ao controlar o medo e a ansiedade ou stress nos animais, "ACEPROMAZINA injetável" torna possível uma melhor adaptação a ambientes novos e faciIita o transporte. Os efeitos terapêuticos de "ACEPROMAZINA injetável", manifestam-se 10 minutos após a injeção endovenosa e entre 15 a 30 minutos, após a injeção intramuscular.

Indicações:
Para acalmar animais excitados ou agressivos e para facilltar o manejo em intervenções, visando diagnósticos ou tratamentos (tratar feridas, extrair verrugas e quistos, corte de cascos, toque retal, extração de corpos estranhos, etc.).
Como pré-anestésico, 10 a 20 minutos, antes da anestesia geral. Ao potencializar a ação dos barbitúricos, permite reduzir a dose destes fármacos, obtendo-se uma boa anestesia. Mantendo inalterada a dose de barbitúricos, "ACEPROMAZINA lnjetável", aumenta a duração do efeito anestésico.

Composição:
Cada 100 ml do produto contém:
Maleato de Acepromazina [2-acetil-10-(3-dímetillaminopropil)
fenotiazina hidrógena] ................................................. 1.000 mg
Veículo q.s.p. .................................................................. 100 ml

Via de Administração e Posologia:
Por via endovenosa, intramuscular ou subcutânea. A posologia é ajustada de acordo com o grau anestésico desejado. De modo geral, a dose em mg/kg diminui a medida que aumenta o peso corporal do animal. As doses a seguir são indicativas e devem ser ajustadas a critério do médico veterinário.
Eqüinos: Para acalmar ou como pré-anestésico e para potencializar a anestesia. - 5 mg cada 100 kg de peso vivo. Dose média: 1,5 ml cada 400 kg de peso vivo. Se o efeito desejado não for alcançado em 15 minutos, aumentar a posologia com aplicações sucessívas de 0,5 ml. Não administrar o produto a reprodutores de mais de 2 anos de vida (Vide Precauções).
Bovinos: Calmante ou pré-anestésico e para potencializar a anestesia. 10 mg/ 200 kg de peso vivo. Dose média: 2 ml para 400 kg de peso corporal. Se o efeito desejado não for alcançado em 30 minutos, aumentar a posologia com aplicações sucessívas de 1 mI. Não administrar o produto a bezerros com menos de 2 semanas de idade.
Ovinos: Calmante ou pré-anestésico - 0,25 mg/kg de peso corporal (1/4 de ml/kg cada 10 kg de peso corporal).
Suínos: Calmante ou pré-anestésico - 0,1 a 0,25 mg/kg de peso corporal (1/4 de ml de 10 a 15 kg de peso corporal).
Cães: Calmante ou pré-anestésico e para potencializar anestesias - 0,5 a 1 mg/kg de peso corporal (1 ml/10 a 20 kg de peso corporal).
Gatos: Calmante ou pré-anestésico e para potencializar anestesias - 1 a 2 mg/kg de peso corporal (1 ml/5 a 10 kg de peso corporal).
Nota: A via endovenosa deve ser administrada lentamente. Deve-se aguardar no mínimo 15 minutos até que "ACEPROMAZINA lnjetável" alcance o efeito máximo.

Apresentação:
Frasco-ampola de 10 e 50 ml.

Precauções:
Ocasionalmente, os reprodutores adultos podem sofrer um prolapso do pênis. Se após uma hora o pênis não se retrair, deve-se proceder a reposição manual e feche a abertura do prepúcio, através de pinças. Não se deve aplicar o produto em bezerros com menos de 2 semanas de idade. O leite ordenhado de vacas tratadas, não deve ser consumido senão após 72 horas da última aplicação. Suspender o tratamento 4 dias antes do abate dos animais para consumo humano. Nos animais hipersensíveis, doses excessivas podem provocar depressão prolongada com hiper-atividade psicomotora. "ACEPROMAZINA lnjetável", como outros fenotiazínicos, degrada-se no fígado e, portanto, deve-se tomar precauções ao aplicá-los nos animais portadores de disfunções hepáticas ou leucopenia. Pode ocorrer hipotensão, após uma injeção endovenosa rápida, provocando um colapso cardio-vascular. A epinefrina tem interação com os derivados dos fenotiazínicos ou acentua a depressão sangüínea. As aminopressoras de eleição são norepinefrina ou fenilefrina.