sexta-feira, 19 de junho de 2009

DIAGNÓSTICO DE BABESIOSE EQÜINA POR PUNÇÃO ESPLÊNICA

Márcio Antonio Batista Moreira; Neimar Vanderlei Roncati, Rodrigo Romero Correa; Marcus Vinicius Morais de Souza*

Introdução: A Babesiose eqüina é uma doença causada por hematozoários, mais especificamente a Theileria equi e a Babesia caballi, transmitida por carrapatos e que acomete os eqüinos, muares e zebras. A doença é endêmica em muitas áreas tropicais e subtropicais do mundo, assim como também em zonas com climas temperados.
Objetivos: O objetivo do presente estudo foi comparar a eficácia diagnóstica do exame direto de esfregaço sanguíneo quando comparado com o exame direto de esfregaço de punção esplênica.
Metodologia: Foram selecionados 23 eqüídeos apresentando ixodidiose, para colheita de material, tanto sangue total da veia jugular como de punção esplênica. Para obtenção do sangue total foi utilizada seringa de 5ml e agulha 25x7 (mm), sendo a colheita de material realizada da veia jugular, retirando-se aproximadamente 3 ml de sangue. Para realização da punção esplênica os animais foram contidos e mantidos em posição quadrupedal. O procedimento foi realizado no 17º espaço intercostal esquerdo, no quadrante dorsal do abdômen. Após anti-sepsia local introduziu-se uma agulha 30x8 (mm) em ângulo de 90 graus com a pele, até chegar ao baço. Utilizou-se seringa de 10ml com 0,1ml de EDTA para fazer a aspiração de aproximadamente 1ml de sangue. Ambas amostras serviram para preparação de esfregaços em lâmina. As lâminas depois de prontas foram coradas pelo método Panótico, e realizado o exame direto ao microscópio óptico.
Resultados: Nas amostras obtidas por punção esplênica foram observados 11 animais positivos, sendo dez para Theilleria equi e um para Babesia caballi. Nas amostras de sangue total apenas três animais foram positivos, dois para T. equi e um para B. caballi.
Discussão e Conclusões: O fato das hemácias infectadas incorporarem os antígenos de Babesia em suas membranas, que por sua vez, induzem os anticorpos a opsonizarem as hemácias, justificam a sua remoção pelo sistema mononuclear fagocitário. O baço, por ter importante função na hemocaterese, pode apresentar maior concentração de hemácias parasitadas, justificando os resultados.
Curso de Medicina Veterinária, Universidade Anhembi Morumbi
* marcusviniciusmsz@uol.com.br