segunda-feira, 22 de junho de 2009

Acepromazina



"ACEPROMAZINA injetável" apresenta uma fórmula estável, de um derivado alifático da fenotiazina. É talvez, um dos mais potentes derivados fenotiazínicos e, como tal, pertence a um grupo conhecido de tranquilizantes veterinários. Entre suas ações farmacológicas, destaca-se a de tranquilizante neuroléptico. Nos animais tratados observa-se um estado de quietude, com diminuição da atividade motora espontânea, pequenas doses que não induzem ao sono, diminuem a agressividade, ansiedade e a excitação, permitindo um fácil manejo dos animais. Reconhece-se nas drogas fenotiazínicas, um acentuado efeito ansiolítico, que pode prolongar-se até 3 dias. Ao controlar o medo e a ansiedade ou stress nos animais, "ACEPROMAZINA injetável" torna possível uma melhor adaptação a ambientes novos e faciIita o transporte. Os efeitos terapêuticos de "ACEPROMAZINA injetável", manifestam-se 10 minutos após a injeção endovenosa e entre 15 a 30 minutos, após a injeção intramuscular.

Indicações:
Para acalmar animais excitados ou agressivos e para facilltar o manejo em intervenções, visando diagnósticos ou tratamentos (tratar feridas, extrair verrugas e quistos, corte de cascos, toque retal, extração de corpos estranhos, etc.).
Como pré-anestésico, 10 a 20 minutos, antes da anestesia geral. Ao potencializar a ação dos barbitúricos, permite reduzir a dose destes fármacos, obtendo-se uma boa anestesia. Mantendo inalterada a dose de barbitúricos, "ACEPROMAZINA lnjetável", aumenta a duração do efeito anestésico.