segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Síndrome Geriátrica (Senilidade)


Síndrome Geriátrica (Senilidade), como toda a síndrome pode ser ocasionada por diversos fatores individualmente ou associados. Dentre os principias encontrados em cães e gatos, se destacam os sintomas constantes na bula do do produto POTEN PET: Artrose, Poliartrite, Artrite, Atrofia muscular, Adinamia, Dermopatias, Eczemas, Perda do apetite, Diminuição do instinto sexual, Perda de visão, Perda do olfato, Surdez, Infertilidade, Oligospermia, Azoospermia, Queda de pelo, Prostatite.

POTEN PET tem por objetivo a profilaxia e tratamento de carências de vitaminas comuns na meia idade e velhice. Os ingredientes foram cuidadosamente selecionados no sentido de propiciar a prevenção e combate da carência dos principais nutrientes que acometem os cães e gatos idosos devido absorção e aproveitamento insuficiente destes elementos conseqüência das restrições alimentares freqüentes neste período de vida.

Estimula a capacidade física e mental e diminui a fatigabilidade fácil comum nos idosos

Comentários sobre alguns dos ingredientes da fórmula (não tive tempo de realizar a pesquisa detalhada e os comentários sobre a LISINA e a B5(ácido pantotênico)):

FOSFATO DE MAGNÉSIO

80% do total de fósforo no organismo encontram-se presentes nos ossos e dentes. Os outros 20% se distribuem principalmente no interior das células sanguíneas, hepáticas e de outros órgãos, sendo baixos os níveis de fósforo nos fluidos extracelulares e no plasma.

Várias são as funções do fósforo, com destaque para a transferência, conservação e captura de energia no sistema biológico, armazenada na forma de ATP e gerada através de processo bioquímico denominado fosforilação oxidativa na cadeia respiratória de oxidação, dentro da mitocôndria.

Outra função importante do fósforo é a sua participação na estrutura óssea, representando cerca de 10% do peso original de um osso.

Este elemento participa ainda, da estrutura bioquímica de grande número de moléculas, como, por exemplo, os fosfolipídeos responsáveis pela metabolização das gorduras e enzimas.

Sinais clínicos de carência de fósforo iniciam com a diminuição do apetite, perda de peso, baixa produção de leite, diminuição da fertilidade, alterações do comportamento, osteofagia, osteopenia, menor resistência óssea predispondo ao aparecimento de fraturas, principalmente nos ossos da costela e nas vértebras,

B1, B6 e B12

As vitaminas B1, B6 e B12 em seu papel de co-enzimas, exercem efeito regulatório sobre a atividade metabólica enzimática. Esse mecanismo de regulação baseia-se, mesmo em condições de alimentação e metabolismo normais, em saturação parcial das apoenzimas, presentes no organismo, por suas coenzimas. Administrando-se doses de vitaminas superiores às necessidades mínimas diárias, pode-se elevar os níveis de coenzimas do organismo. A curto prazo, isso induz em aumento na atividade metabólica, por elevar o grau de saturação das apoenzimas pelas coenzimas. A longo prazo, a elevação dos níveis de coenzima resulta em liberação aumentada de apoenzimas, por indução da síntese enzimática. Isso leva a um aumento adicional na atividade metabólica. As doses elevadas de vitaminas B1, B6 e B12, segundo numerosos relatos, exercem efeitos antálgicos em casos de neuropatias dolorosas (efeito antineurálgico), além de favorecerem a regeneração das fibras nervosas lesadas (efeito antineurítico)

SULFADIAZINA

Primeiramente é importante deixar claro que os agentes sufonamídicos (sulfas), não são antibióticos e sim quimioterápicos. Quimioterápicos são substâncias químicas que afetam o funcionamento celular propiciando ações diversas dependendo da droga utilizada como por exemplo: efeito antimicrobiano, efeito antineoplásico, inibição de função tubular renal, inibição da anidrase carbônica, efeito hipoglicemiante entre outros.

A função antimicrobiana do quimioterápicos sulfanolâmicos é potencializada quando este é associado ao Trimetropim, existem vários tipos de sulfanolâmicos,a forma que mais se destaca associada ao Trimetropim é o Sulfametoxazol.

A Sulfadiazina presente no POTEN PET é outra forma sulfanolâmica. O uso da sulfadiazina nas infecções crônicas e/ou graves sistêmicas raramente está indicado, devido à disponibilidade de drogas mais potentes e eficazes.

Quando há ausência de resistência pelas bactérias, as sulfas apresentam grandes vantagens se comparadas a antibióticos de amplo espectro, dentre elas: baixo custo, administração oral e baixa alteração das bactérias da flora intestinal.

A Sulfadiazina atua como análogo estrutural do ácido paraaminobenzóico (PABA).

O PABA é necessário para as células microbianas formarem o ácido di-hidrofólico, que é convertido em ácido tetra-hidrofólico mais comumente conhecido como ácido fólico, fundamental para o crescimento normal tanto em células microbianas, como de mamíferos.

A Sulfadiazina compete com vantagens com o PABA para o ocupar o sítio que levaria a formação do ácido di-hidrofólico, o qual uma vez formado com Sulfadiazina, não consegue ser convertido em ácido fólico comprometendo o crescimento das células microbianas.

Em doses baixas atua como bacteriostático (inibe crescimento) e em doses altas como bactericida (gera metabólitos com efeito diretamente antimicrobiano). Em doses altas, podem causar graves reações adversas.

Desta forma, as sulfas funcionam como antimetabólitos inibindo a formação do ácido fólico e suspendendo o crescimento bacteriano. Justamente por este motivo a sulfadiazina tem grande viabilidade clínica principalmente devido à sua baixa toxicidade ou toxicidade seletiva (tóxico para a bactéria e inerte para o hospedeiro).

As células dos mamíferos não são afetadas por esta droga, visto que estes absorvem e usam o ácido fólico pré-formado, proveniente da dieta.

Sulfadiazina é de ação sistêmica rápida. Difunde-se por toda água corporal. A maior parte é excretada como droga mãe intacta na urina, tendo uma meia vida de 10 horas.

Durante as duas décadas passadas, várias drogas foram testadas e lançadas no mercado de produtos veterinários, sendo que algumas delas representam uma evolução na quimioterapia e quimioprofilaxia da coccidiose, tanto aviária como de outras espécies de mamíferos.

A sulfadiazina como quimioterápico vêem sendo amplamente utilizado em doses baixas e contínuas na ração de animais de criação, com o objetivo de prevenir as denominadas “doenças de confinamento”. Atua muito bem como coccidiostático no tratamento e profilaxia da coccidiose em filhotes ou geriatras de cães e gatos, conseqüentemente melhorando a conversão alimentar. Também tendo um excelente resultado nestas mesmas doses, em infecções do trato urinário inferior dentre outras possíveis infecções subclínicas.

A literatura recomenda 220 mg/kg (dose inicial) e 110 mg/kg (doses posteriores BID) (Kirk & Bistner).

O POTEN PET possui uma dose proporcionalmente menor do que a recomendada na literatura, 250 mg por comprimido, sendo indicado 1 comprimido para até 15 kg (1 vez ao dia) e 2 comprimidos para acima de 15 kg de peso vivo do animal (2 vezes ao dia). As doses podem ser alteradas a critério do veterinário responsável pela prescrição.

Como referência, uma dose oral de 10 mg/kg, alcança uma concentração urinária de 200 mcg/ml, sendo que a partir de 10mcg/ml de concentração urinária, já há um efeito satisfatório nas bactérias sensíveis em infecções do trato urinário inferior.

Observação: Sulfametoxazol é um sulfonamídico perfeito para se combinar com o trimetropim. Erroneamente, no livro do Ettinger (Tratado de Medicina Interna Veterinária – 3ª edição) consta que a comninação que se potencializa é Sulfadiazina + Trimetropim. Como o autor especialista clínico, acabou emitindo opinião equivocada do ponto de vista da microbiologia.

Colaboração do Dr.Ronald Glanzmann - Med Vet - Diretor da CENTRALVET, empresa gestora de vendas e de relacionamento com Distribuidores da Farex do Brasil Ltda.