sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O Congresso da excelência e dos recordes


No balanço geral do 11º Congresso da World Equine Veterinary Association (WEVA 2009) que terminou neste domingo, 27, no Guarujá (SP), a palavra que resumiu a opinião de congressistas, palestrantes e expositores foi “excelência”.

Realizado pela segunda vez no Brasil, o mais importante evento mundial de medicina veterinária equina contou com a participação de 1.200 congressistas de 48 países dos 5 continentes, reuniu 44 palestrantes de 12 países e promoveu mais de 100 palestras. “Tivemos palestrantes convidados de todas as partes do mundo, especialistas de diferentes áreas; ficamos muito satisfeitos com o grupo que conseguimos reunir aqui”, comentou Gary Norwood, presidente da World Equine Veterinary Association (WEVA).

A importância e abrangência dos temas, a qualidade dos palestrantes, a diversificação da programação e dos trabalhos científicos, a representação da indústria do cavalo entre expositores e patrocinadores, as atrações sociais e o recorde de inscrições transformaram o 11º Congresso Mundial de Medicina Equina em referência no setor.



Gary Norwood não economizou elogios: “foi o melhor evento que WEVA já realizou até hoje. Tivemos a maior participação de todos os tempos, em parte também devido ao interesse pela América Latina e as fantásticas instalações”, em referência ao Casa Grande Hotel, palco do Congresso.

A maratona em busca de aprendizado, reciclagem e novidades do setor mobilizou simultaneamente três salas e auditório entre 08h30 e 18h30 diariamente.

“Foi além das expectativas”, comemorou Raquel Baccarin, presidente nacional do 11º Congresso da WEVA 2009. “Além da excelência dos palestrantes, temas e a parte científica, o evento foi uma oportunidade ímpar para a troca de informações entre profissionais, aproximou os estudantes - que representaram 10% dos inscritos - com os maiores nomes da medicina equina mundial, além de proporcionar momentos de lazer como a programação social e o tempo maravilhoso que fez no Guarujá no fim de semana. Segundo os dirigentes da WEVA, os organizadores da 12ª edição do Congresso, em 2011, em Hyderabad, na Índia, vão ter muito trabalho para manter o padrão”, comentou Baccarin, renomada professora da Universidade de São Paulo (USP).

As mais diversas áreas da saúde do cavalo foram abordadas nas palestras e nos 325 “Trabalhos Científicos” expostos por representantes de 40 países e produzidos por profissionais do mais alto gabarito da medicina veterinária equina mundial, além de estudantes representantes de renomadas universidades do Brasil – federais, estaduais e particulares – e do exterior. Diferenças políticas e sociais não tiveram lugar no democrático espaço proporcionado pelo Congresso, onde estudos feitos em Israel, Irã e Estados Unidos, por exemplo, foram colocados lado a lado.

As palestras aconteceram simultaneamente em três salas, onde os temas de uma mesma área, como de reprodução, por exemplo, eram tratados em diferentes ângulos e palestrantes.

Em uma das palestras mais concorridas, realizada na tarde de sábado no auditório “Tildren room e CBH room” sobre ultra-sonografia, o francês Jean Marie Denoix conseguiu manter a platéia atenta por quase 3 horas enquanto fazia demonstrações em Ultramar, potro Lusitano cedido pela Coudelaria Rocas do Vouga, de Manuel Tavares de Almeida Filho.

“O Congresso foi altamente positivo em todos os sentidos e a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) se sente orgulhosa de mais uma vez ter colaborado para a realização de um evento deste nível e que tanto contribuiu para a capacitação dos profissionais da área de veterinária. Só nos cabe agradecer e parabenizar a WEVA, ao comitê nacional representado por Raquel Baccarin e a equipe da Wolf Sports, na pessoa do Fábio Wolff, pela excelência da organização”, comentou Luiz Roberto Giugni, presidente da CBH.

“Quero agradecer a todos os organizadores e congressistas por este apoio a World Equine Veterinary Association, porque o dinheiro que a entidade arrecada com esse Congresso é revertido no apoio aos eventos menores que fazemos durante o ano. Em 2008, por exemplo, tivemos eventos no Uruguai, Colômbia e Chile, onde conseguimos dar suporte local aos veterinários. Portanto, esse Congresso gera outros benefícios para a classe veterinária”, disse Gary Norwood.

O 11º Congresso da World Equine Veterinary Association (WEVA 2009) contou com patrocínio de Ceva - Saúde Animal, Intervet - Shering-Plough Animal Health, Vetnil, Protécnica, D4 Microchip, Evialis/Socil, Fort Dodge, Guabi, Merial, Organnact, Virbac e Tortuga.

O “11º Congresso da World Equine Veterinary Association - WEVA 2009” teve organização conjunta da World Equine Veterinary Association (WEVA), Associação Brasileira de Médicos Veterinários de Equídeos (ABRAVEQ) e Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e coordenação geral da Wolff Sports e Marketing.

Fonte: Rute Araujo/Carola May