Quem já não ouviu falar que o seu animal de estimação deve ser vacinado? Mas será que as pessoas sabem quais são as vacinas e a sua importância?
Há alguns anos atrás tínhamos disponível no mercado a vacina Tríplice para cães e a Anti-rábica para cães e gatos. Os tempos mudaram e hoje temos para os cães a vacina Polivalente ( óctupla - V8 ), a vacina para Traqueobronquite e a Anti-rábica. Para os gatos temos a Quíntupla e a Anti-rábica.
-A vacina V8 protege os cães contra as seguintes doenças:
Cinomose; Hepatite Infecciosa canina; Doença Respiratória causada por Adenovirus tipo2; Coronavirose canina; Parainfluenza canina; Parvovirose canina; e infecções por Leptospira canina e Leptospira icterohemorrhagiae.
-A vacina para Traqueobronquite protege os cães contra Parainfluenza e Bordetelose.
-A vacina Quíntupla ( VQ ) protege os gatos contra:
Rinotraqueíte; Calicivirose; Panleucopenia; Clamidiose; e Leucemia felina.
Podemos analisar a importância da vacinação nos animais de estimação através de dois enfoques: o dos animais e o dos humanos.
Os animais necessitam das vacinas para terem uma vida longa e saudável, já que as doenças acima citadas se encontram disseminadas em nosso país e são de fácil transmissão. Um filhote não vacinado conta com uma grande possibilidade de não atingir a idade adulta, vítima de uma doença infecciosa. Já os adultos estão sujeitos a adoecerem a qualquer momento quando não vacinados.
Os humanos necessitam ser protegidos das doenças ditas zoonoses, aquelas doenças que são transmitidas do animal para o homem. Dentre as zoonoses podemos destacar a Raiva e a Leptospirose. U m animal que não está devidamente imunizado pode adquirir uma zoonose e transmiti-la para a família de seu proprietário.
As vacinas devem ser aplicadas de acordo com um cronograma estipulado pelo Médico Veterinário a partir dos 45 dias de idade do cão e 60 dias de idade dos gatos, e devem ser repetidas anualmente.
Existe uma grande diferença entre vacinar e aplicar vacina. Aplicar vacina é somente "espetar" o animal com a agulha de seringa e introduzir o líquido embaixo da pele, enquanto que vacinar significa proceder de maneira tal, com os produtos biológicos adequados ( vacinas de boa procedência ), para que se tenha a certeza que o animal produzirá anti-corpos e estará protegido contra as doenças infecciosas.
A vacina é de responsabilidade única do Médico Veterinário, não podendo ser aplicada por outra pessoa, pois somente o Médico Veterinário está apto a examinar o animal e saber se este está livre de qualquer enfermidade que possa prejudicar a imunização.