quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O Ciclo da Pulga e do Carrapato

PULGA

A pulga é um inseto hematófago, ou seja, se alimenta de sangue para nutrir a próxima geração.

Existem cerca de 2000 espécies de pulgas no mundo porém o que mais encontramos nos nossos cães e gatos, é a especie Ctenocephalides felis felis, que apesar do nome lembrar felinos, estes insetos não distingem cães, gatos ou mesmo humanos.

São insetos pequenos que normalmente medem 4 mm porém conseguem pular 75 vezes a sua altura e 25 vezes o seu comprimento, podendo pular de animal para animal ou para pessoas.

Muitas pessoas só lembram das pulgas quando nos nossos animais de estimação (cães e gatos), nós mesmos ou as nossas crianças começam a coçar e não damos muita importância, pois normalmente é só dar um banho ou aplicar algum medicamento próprio.

Bem não é tão simples assim, se houver uma infestação muito grande em um animal novo (filhote), idoso ou debilitado, a infestação pode levar a morte do animal. Ainda há o problema que somente 5% das pulgas são visíveis (os que estão nos animais ou em nós) e o restante está no ambiente, portanto é necessário o controle em todas as frentes, no animal e no ambiente.



Quanto as doenças que a pulga pode transmitir podemos citar os principais:

1. Quando ingeridas pelos cães e pelos humanos as pulgas infestadas com os ovos da larva Dipylidium caninum, um verme parecido com a solitária humana, podem ficar com este verme adulto levando, nos casos dos cães, emagrecimento, queda de pêlo, diarréia e até a morte caso não seja tratada. Como pode ser transmitido para o homem, trata-se de zoonose.

2. DAP – Dermatite Alérgica a Pulga, são dermatites que se manifestam em cães sensíveis ao anti-coagulante excretado pela pulga no momento em que pica o animal.

3. Nos gatos há o parasita do sangue que causa a Hemobartolenose que a pulga passa através da picada o parasita Hemobartonella felis, cujos sintomas são a fraquesa, depressão, anemia, perda de peso e se não tratada a morte.

Ciclo da Pulga



A proliferação das pulgas acontece mais intensamente durante o verão e a primavera, porém o ciclo não para mesmo nas estações mais frias.

ADULTO: As pulgas adultas, põe cerca de 2.000 ovos durante a vida de dois meses, onde constantemente estão se acasalando, sugando o sangue para nutrir os ovos e botando os ovos. Os ovos são postos nos animais e logo caem no chão.

OVOS: Estes eclodem em até 6 dias gerando as larvas.

LARVAS: Estas tentam se esconder em locais profundos e escuros e dentro de aproximadamente 15 dias viram pupas.

PUPAS: Estas podem ficar dormentes até 6 meses e são imunes à maioria dos produtos de limpeza.

Portanto para combater as pulgas, não adianta somente matar os que estão no animal, mas em todo o ambiente que ele fica e refazer o tratamento semanalmente para combater cada fase da metamorfose deste inseto.

Consulte sempre um veterinário para que ele possa orientar a melhor forma de combater as pulgas.


CARRAPATO

Os carrapatos são parasitas altamente especializados. Eles se alimentam de sangue de hospedeiros vertebrados como o cão e o homem. Para completar seu ciclo, eles precisam se alimentar três vezes, e isso pode ocorrer no mesmo hospedeiro ou em diferentes animais. Nos casos em que os carrapatos utilizam mais de um hospedeiro, há potencialmente um alto risco na transmissão de doenças. Na saliva do carrapato, existe um componente com propriedades anestésicas que, juntamente com outros, previne a coagulação do sangue. Por causa disso, a picada do carrapato não é notada, e ele pode se fixar em qualquer parte do animal sem ser detectado.
Um carrapato pode permanecer no mesmo hospedeiro por até 2 semanas. Após a alimentação, a fêmea transforma uma quantidade considerável do peso do seu corpo (50% ou mais) em ovos e depois morre, produzindo milhares de ovos.
A larva eclode do ovo e procura um hospedeiro, se fixa e se alimenta de sangue. Terminado o processo de alimentação, a larva desacopla o aparelho bucal da pele do hospedeiro e cai no ambiente. Em seguida, a larva avança no seu ciclo evolutivo, mudando para ninfa e procurando por outro (ou mesmo) hospedeiro para o segundo processo de alimentação. Posteriormente, a ninfa deixa o hospedeiro e procura por um local adequado no ambiente, onde ela possa sofrer a muda para a fase adulta. Já adulto, o carrapato procurará por um último hospedeiro para repetir a alimentação e se preparar para a reprodução.


O Laboratório Holliday Scott por mais de 40 anos vem desenvolvendo produtos para o bem estar dos Pets. Dentre os produtos desenvolvidos, estão aqueles voltados para o controle dos parasitas externos (pulgas e carrapatos).
O Carrapato desde muito tempo vem trazendo prejuisos econômicos para a bovinocultura, equinocultura e atualmente para os Pets. Uma vêz instalado no animal, ele além de causar irrtabilidade, perda de peso, pode vir a causar uma doença infecciosa em nível saguineo (tristeza parasitária), quando não tratada adequadamente, pode levar o animal a morte.
Devido a esses fatos, os laboratórios buscam incansávelmente uma solução para acabar ou minimizar este quadro de infestação hoje existente no mundo todo. O carrapato por sua vêz, criou uma forma de auto defesa, fazendo mutações genéticas e se tornando resistentes a vários princípios ativos dos carrapaticidas.
Para isso os laboratórios criaram combinações químicas, das quais, os carrapatos ainda não desenvolveram resistências.
Os produtos mais eficases no momento são aqueles a base de ORGANOFOSFORADOS e os ORGANOFOSFORADOS + PIRETROIDES.
Além da aplicão de produtos nos animais, se faz necessário o controle ambiental. O carrapato busca o abrigo da luz solar e preferêncialmente o calor.
Locais preferidos: frestas de assoalhos, frestas de pisos frios, rachaduras de paredes e sob as folhas de gramas e folhagens.
O Laboratório Holliday Scott colocou no mercado brasileiro dois produtos que ajudam e muito no controle dessa praga chamada CARRAPATO.
COLEIRA – Clorpirifós(organofosforado)
Sua ação se dá por termo sensibilidade. Uma vêz colocada no pescoço do animal, o calor corpório fará com que o princípio ativo se espalhe por todo o pêlo do animal dando-lhe proteção das larvas que procuram se intalar nele.
ECTHOL SHIELD – Clorpirifós + Tetrametrina (organofosforado + piretroide)
Este produto pode ser usado no ambiente e também no animal. Ele é dotado de polímeros que ajudam a fixação ao pêlo do animal, aumentando assim a eficácia do produto.
PASSOS PARA CONTROLE DO CARRAPATO:
1) Usar produtos específicos no ambiente;
2) Banhar o animal;
3) Colocar a Coleira Holliday Scott;
4) Usar o Ecthol Shield no animal e ambiente.