sábado, 15 de agosto de 2009

Raça de Cães - PUG


O pug, ou carlin (como é conhecido na França) é uma raça muito antiga. Acredita-se que tenha se originado no extremo oriente, provavelmente na China, de uma variedade de cão semelhante ao pequinês, mas com pêlos curtos. Seus ancestrais foram levados do Oriente para a Europa por marinheiros holandeses. Apesar de seu pequeno tamanho e de seu parentesco com o pequinês, o pug também parece estar relacionado aos mastifes e alguns acreditam que em suas origens tenha sofrido a influência de cães do tipo do Dogue do Tibete miniaturizados. A partir do século XVI a raça chegou aos Países Baixos e se tornou o cão oficial da dinástia Orange. Posteriormente chegou a Grã-Bretanha, atravessando o canal da Macha em barcos e sendo trazido diretamente do Oriente por marinheiros. Foi na Inglaterra que a criação organizada da raça teve início. O pug virou um cão de luxo por toda a Europa, era considerado símbolo de riquesa e ostentação e estava presente em diversos palácios e cortes. Seu nome é uma palavra antiga, utilizada no século XVIII na Inglaterra, que significava “gnomo”, existindo também na expressão “pug-nose” que se refere a pessoas de nariz achatado.

O pug é um cão de companhia por excelência, carinhoso, sensível e meigo. Esta raça late pouco e quando o faz, sua voz é rouca, apesar disto o pug não é um cão que possa ser considerado “silencioso”, pois cães desta raça normalmente roncam bastante enquanto dormem. Apesar de desconfiado com estranhos o pug é não é um cão de guarda (10ª colocação no ranking das piores raças para vigiar a casa) .O pug é manso e calmo, mas não é a melhor escolha para casas com crianças pequenas, mesmo que alguns exemplares covivam bem com crianças, normalmente este cão de comportamento aristocrático prefere evitar “companhias muito agitadas” como crianças. Em contrapartida o pug é a companhia ideal para pessoas de hábitos sedentários e se adapta muito bem a vida em apartamento, sendo considerada uma das melhores opções para pessoas idosas (2ª colocação no ranking das melhores raças para pessoas idosas). Esta raça não é considerada muito obediente (57ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren) e seu dono deve ser paciente e educá-lo desde de filhote.

O pug não precisa de muito espaço nem muito exercício, vive bem em um apartamento e fica satisfeito com passeios curtos. Esta raça detesta a solidão e não deve ser criado longe da família. Seu pêlo é curto e não necessita de muitos cuidados especiais, bastando uma escovação regular para a retirada de pêlos mortos duas vezes por semana. Contudo outros cuidados especiais devem ser tomados com cães desta raça, a alimentação de um pug deve ser equilibrada para evitar problemas de obesidade, esta raça não se adapta bem ao calor e deve ter sempre sombra e água fresca à sua disposição, os donos devem cuidar da higiene das dobras da pele, especialmente na face, também deve-se vigiar os olhos que são sensíveis e salientes. Além disto, como toda raça de pequeno porte, deve-se tomar cuidado para evitar o acúmulo de tártaro nos dentes.