sábado, 15 de agosto de 2009

Esportes Hípicos - Concurso Completo de Equitação


Histórico
Concurso Completo de Equitação (CCE) é umamodalidade hípica olímpica cuja primeira competição realizou-se em 1912.
No Brasil é praticada desde 1922, porém durante décadas ficou restrito aos oficiais de Cavalaria que tinham como missão preparar cavalos para a guerra.
Com a motorização da Cavalaria houve um declínio muito grande nas competições hípicas, nos quais os militares tiveram grande preponderância.
Por uma feliz coincidência com o declínio da equitação no Exército houve o surgimento de um movimento hípico, no interior de São Paulo, onde o cross-country fazia parte de uma etapa das competições.
Nasceu a ABHIR – Associação Brasileira de Hipismo Rural.
Esta feliz coincidência resultou em um intercâmbio, cujos resultados projetaram o CCE para o atual nível nacional e internacional.
O Exército cedeu seus conhecimentos, técnica e experiência administrativa e a ABHIR com sua vontade de crescer e o grande entusiasmo de seus dirigentes e cavaleiros.
Embora o CCE tenha sido praticado durante muitas décadas, podemos afirmar que nesta última década obtivemos um progresso muito grande. Para termos uma idéia desta ascensão podemos citar: Medalha de Ouro nos Jogos Panamericanos de Buenos Aires em 1995 e Medalha de Prata nos Jogos Panamericanos em Winnipeg em 1999.
Já participamos de duas Olimpíadas: Barcelona – 2 cavaleiros e Atlanta – uma equipe – e participou em Sidney. Estas duas participações foram obtidas devido aos resultados das classificações nos Jogos Pan-americanos.
Participamos dos Jogos Eqüestres Mundiais: Estocolmo – um cavaleiro; Haia – 3 cavaleiros; Roma – 4 cavaleiros, onde obtivemos a 9ª colocação.
Para um país que partiu do nada em menos de 10 anos está entre os 10 melhores do mundo, cremos ser um feito relevante.
Afora estas competições, na América do Sul temos vencido a maioria dos Concursos Internacionais Sul-americanos.
O CCE no Brasil está pronto a dar um salto de qualidade, partindo para a obtenção de grandes feitos.
Entretanto, para tal é necessário obtermos apoio financeiro de expressão para que possamos competir com os EE.UU., Austrália, Nova Zelândia, Inglaterra, França , Alemanha, Itália e Espanha, todos estes países praticantes de um CCE da melhor técnica.
Já temos alguns patrocinadores de vulto. Além de particulares, a Ford do Brasil e o Banco Rural estão nos apoiando.
Mas é pouco, pois temos que realizar mais cursos de juízes, aprimorar nossos cavaleiros, nossos técnicos e veterinários visando o que de mais moderno existe na Europa que é a meca do CCE