sábado, 15 de agosto de 2009

Esportes Hípicos - Adestramento


ADESTRAMENTO

O HISTÓRICO
Adestramento é uma disciplina olímpica do Hipismo e, dentre todas as manisfestações da Arte Eqüestre, constitui o segmento mais clássico.
A modalidade está voltada essencialmente para a pureza e estilização dos movimentos naturais do cavalo.
Extremamente técnica, busca o desenvolvimento harmonioso do organismo e dos meios do cavalo, de modo a torná-lo ao mesmo tempo governável e cômodo. Ao contrário das demais disciplinas, no adestramento, o cavalo não é instrumento ou objeto, mas sim sujeito. Portanto, para ele deverão convergir todas as atenções.

Provas
As provas, disputadas nos diversos níveis de dificuldades e de categorias, grupadas em faixas etárias, são realizadas a céu aberto (campeonatos) ou no interior (indoor), em um cercado de 20m x 60m, normalmente em piso de areia. Os competidores devem executar movimentos, perfeitamente definidos por regulamentos, numa seqüência préestabelecida, nas três andaduras (passo, trote e galope).
O grau de exatidão e correção na execução da prova, também chamada de reprise, é avaliada por cinco juízes, distribuídos ao longo da cerca que delimita o picadeiro. Com notas de 0 a 10, os árbitros julgam os movimentos dos diversos concorrentes, sendo vencedor aquele que totalizar o maior número de pontos, no somatório das notas atribuídas pelos cinco juízes.